RANKING DAS CACHOEIRAS DE MINAS - Clique aqui

25/02/2014 21:30

Este ranking tem como objetivo classificar as mais belas cachoeiras de Minas que já visitei, considerando diversos fatores, como beleza da queda, beleza do local, altura, quantidade de água e principalmente meu gosto pessoal. As imagens encontram-se na seção de FOTOS na página principal do site.

1º LUGAR: CACHOEIRA CASCA DANTA. Foi eleita pelo Guia Quatro Rodas como a mais bonita do Brasil. É formada pelas águas do Rio São Francisco. São quase 300 metros de queda d'água e está localizada na Serra da Canastra, a 320 Km de belo Horizonte. Pode-se hospedar em São Roque de Minas, que fica cerca de 40 km até a entrada do parque. A estrada é boa na época de seca, sendo metade de terra. Da entrada do parque, onde ficam estacionados os carros, até a cachoeira são cerca de 800 metros de trilha fácil e bem sinalizada.

2º LUGAR: CACHOEIRA DE TABULEIRO: Mais informações em breve.

3º LUGAR: CACHOEIRA DO MACUCO ( OU CACH. ALTA ). Localizada em Ipoema, cerca de 70 km de BH. A cachoeira é linda, com acesso muito fácil por boa estrada de terra, podendo chegar com o carro ou moto até quase debaixo da cachoeira.

4º LUGAR: CACHOEIRA GRANDE. É uma das mais famosas da Serra do Cipó, localizada a 100 Km de BH. A cachoeira fica logo na chegada da serra ( virar à direita ). O carro fica em um estacionamento e anda-se por uma trilha fácil e bem sinalizada cerca de 1 Km.

5º LUGAR: CACHOEIRA DO CHUVISCO. Localizada em Santo Antônio do Rio Abaixo ( aproximadamente 170 Km de BH, sendo uns 60 Km de terra ), é uma cachoeira maravilhosa, com o diferencial de possuir uma passagem debaixo da queda, formando uma espécie de túnel de água, que nos permite atravessar para o outro lado da margem. A cidade é meio sem estrutura, mas possui um hotel. O acesso é fácil, chegando-se de carro até bem próximo à cachoeira, mas a estrada de terra é sem sinalização. A cachoeira fica cerca de 7 km da cidade.

6º LUGAR: CACHOEIRA VÉU DA NOIVA. É a mais famosa cachoeira da Serra do Cipó, pois alia beleza e praticidade. Localizada dentro de uma área de camping particular, com asfalto até a porta, tendo que andar poucos metros por uma trilha ingreme bem sinalizada. Fica no final da principal rua da Serra do Cipó, a 100 Km de Belo Horizonte.

7º LUGAR: CACHOEIRA TRÊS BARRAS. È uma cachoeira linda, com fácil acesso, ficando a poucos quilômetros da estrada entre a Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, na entrada para a cidade de Três Barras. Na rodovia, vira-se à esquerda ( sentido Trê Barras ) e pega uma estradinha de terra para a cachoeira. São uns 7 km de terra sem sinalização, mas fácil de achar, pois a estrada vai até bem próximo à cachoeira.

8º LUGAR: CACHOEIRA DA FUMAÇA. Localizada a cerca de 8 Km da cidade de Carrancas ( boa estrada de terra ) e a 270 Km de Belo Horizonte. A cachoeira é linda, porém a área está muito destruída, por excesso de turistas e moradores locais. A cachoeira fica lotada, mas compensa passar para conhecer. Chega-se de carro até cerca de 100 metros da cachoeira.

9º LUGAR: CACHOEIRA DO BENÉ. Localizada em Jaboticatubas, a 65 Km de Belo Horizonte, é uma cachoeira espetacular, com acesso por estrada de terra ruim a partir de Jaboticatubas. O ideal é pedir informações na cidade, pois não há sinalização para o local. O veículo chega até bem próximo à cachoeira. O visual do local e a queda são maravilhosos!

10º LUGAR: CACHOEIRA DA ZILDA: Localizada em Carrancas ( a 270 Km de Belo Horizonte ) é um complexo de belas cachoeiras com fácil acesso através de poucos quilômetros de estrada de terra a partir de Carrancas. Anda-se por uma trilha pequena e de baixa dificuldade.

11º LUGAR: CACHOEIRA CAPÃO FORRO 01:Localizada na Serra da Canastra, próximo a São Roque de Minas ( 320 Km de Belo Horizonte ), fica cerca de 8 Km da cidade por estrada de terra ruim na época de chuva. Na subida para a Serra vira-se à direita e pega uma estradinha, com uma descida muito ingrime. Chega-se com o veículo bem próximo à cachoeira ( que é linda ) e pega uma trilha a pé, de fácil acesso. Possui sinalização na estrada.

12º LUGAR: CACHOEIRA CAPÃO FORRO 02: :Localizada na Serra da Canastra, próximo a São Roque de Minas ( 320 Km de Belo Horizonte ), fica cerca de 8 Km da cidade por estrada de terra ruim na época de chuva. Na subida para a Serra vira-se à direita e pega uma estradinha, com uma descida muito ingrime. Chega-se com o veículo bem próximo à cachoeira ( que é linda ) e pega uma trilha a pé, TENDO QUE ATRAVESSAR O RIO após a 1ª cachoeira. Possui sinalização na estrada.

13º LUGAR: CACHOEIRA DO CRISTAL: Localizada em Santo Antônio do Rio Abaixo ( aproximadamente 170 Km de BH, sendo uns 60 Km de terra ), é uma cachoeira muita bonita, mas de difícil acesso, por não possuir nenhuma sinalização. A cidade é meio sem estrutura, mas possui um hotel. A cachoeira fica cerca de 8 km da cidade, sendo completado com uma caminhada em trilha de média dificuldade de aproximadamente 1,5 Km.

14º LUGAR: CACHOEIRA DO MOINHO ( Carrancas ): Localizada a cerca de 12 Km da cidade de Carrancas através de estrada de terra e a 270 Km de Belo Horizonte. A cachoeira é linda e chega-se de carro próximo à área, andando-se poucos metros em trilha de fácil acesso. Apenas na chegada ao poço a descida torna-se ingrime e com maior dificuldade. 

15º LUGAR: 2ª CACHOEIRA DE SERRA MORENA. Localizada na Serra do Cipó ( a 100 Km de Belo Horizonte ), para chegar à 2ª cachoeira de Serra Morena pega-se a estrada no sentido de Conceição do Mato Dentro e poucos quilômetros à frente vira-se à esquerda em uma estrada de terra ( cerca de 5 km ) em bom estado e sinalizada. Para-se o veículo em um bar e anda-se por alguns minutos por uma bela trilha de fácil acesso, com maior dificuldade apenas na descida ao poço da cachoeira, que apresenta rara beleza.

16º LUGAR: 1ª CACHOEIRA DE SERRA MORENA. Localizada na Serra do Cipó ( a 100 Km de Belo Horizonte ), para chegar à 1ª cachoeira de Serra Morena pega-se a estrada no sentido de Conceição do Mato Dentro e poucos quilômetros à frente vira-se à esquerda em uma estrada de terra ( cerca de 5 Km ) em bom estado e sinalizada. Para-se o veículo em um bar e anda-se por alguns minutos por uma bela trilha de fácil acesso até cachoeira, que é muito bonita.

17º LUGAR: CACHOEIRA DOS NAMORADOS. Localizada em Lavras Novas ( a 120 Km de Belo Horizonte ), fica a cerca de 5 km do centro da cidade. Descendo a rua principal, basta virar à direita e seguir direto por cerca de 5 Km em uma estrada de terra em bom estado de conservação.

18º LUGAR: CACHOEIRA DE SANTO ANTÔNIO. Localizada no Distrito de Morro Vermelho, na divisa de Sabará com Caeté, a cerca de 50 Km de BH ( destes, 20 são de terra passando por Sabará ). Do Distrito, que possui um bom restaurante especializado em Off Road, são mais 9 Km até a cachoeira através de estrada de terra, mal sinalizada, que chega a cerca de 1 Km da cachoeira, sendo possível descer até o poço a pé ou com moto de trilha ( como mostra a foto deste site ). Compensa a aventura, pois a cachoeira é muito bonita.

19º LUGAR: CACHOEIRA CHICA DONA. Localizada em Rio Acima, a 40 Km de Belo Horizonte, é uma linda cachoeira com ótimo poço para banho. O acesso é por cerca de 6 Km de boa estrada de terra a partir de Rio Acima, seguindo em sentido à Taberna Brasil, pela estrada da Alcan e próximo ao restaurante da Tia Lúcia, que é um ponto de encontro Off Road. O carro chega até "debaixo" da cachoeira, que fica na beira da estrada.

20º LUGAR: CACHOEIRA CARIJÓ. Localizada em Milho Verde, a 220 Km de Belo Horizonte, a cachoeria fica cerca de 5 Km da cidade, seguindo pela estrada de terra de boa qualidade no sentido do Serro. Estacionar o carro na estrada e caminhar uns 500 metros até cachoeira através de uma trilha de fácil acesso.

21º LUGAR: 2ª CACHOEIRA DA JANELA DO CÉU. Localizada em Ibitipoca ( cerca de 290 Km de Belo Horizonte ) possui água de cor dourada, espetacular. O acesso à parte de baixo da cachoeira é muito difícil, por estrada acessível apenas por veículos com tração 4X4 e depois por trilha a pé também difícil. É necessário contratar guia local para chegar à 2ª cachoeira, que fica logo depois da 1ª cachoeira. A parte alta possui acesso por dentro do Parque do Ibitipoca, através de uma caminhada de 8 Km.

22º LUGAR: 1ª CACHOEIRA DA JANELA DO CÉU. Localizada em Ibitipoca ( cerca de 290 Km de Belo Horizonte ) possui água de cor dourada, espetacular. O acesso à parte de baixo da cachoeira é muito difícil, por estrada acessível apenas por veículos com tração 4X4 e depois por trilha a pé também difícil. É necessário contratar guia local para chegar à cachoeira. A parte alta possui acesso por dentro do Parque do Ibitipoca, através de uma caminhada de 8 Km.

23º LUGAR: CACHOEIRA DO MOINHO ( Milho Verde ). De fácil acesso, afastada cerca de 3 km de Milho Verde ( que fica 220 km de BH ), vale mais pela beleza do local do que pela queda d`água, que quase seca na época sem chuva. Mas o local é muito bonito, com uma construção antiga de um moinho, que dá nome à cachoeira. Dá para ir com qualquer veículo, que chega bem próximo à cachoeira. 

24º LUGAR: CACHOEIRA DO SALOMÃO. Mais informações em breve.

25º LUGAR: CACHOEIRA DOS 3 PINGOS. Mais informações em breve.

26º LUGAR: CACHOEIRACACHOEIRA DAS MIRAGENS; Mais informações em breve.

27º LUGAR: CACHOEIRA DO GAVIÃO. Mais informações em breve.

28º LUGAR: CACHOEIRA DA LAPINHA. Mais informações em breve.

29º LUGAR: 1ª CACHOEIRA DAS "LAGES" ( Informações fornecidas por Maurício Lages ):A Cachoeira das Lajes está situada na divisa dos municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, distante 65 kms de Belo Horizonte.A partir de BH, seguir até Santa Luzia. Após SL, pegar a estrada de Jaboticatubas, que passa pelo convento de Macaúbas (de Santa Luzia a Jabó são 35 kms de asfalto). Cinco km antes de Jabó (no posto de gasolina/condomínio Serra Morena), entrar à direita em direção a Taquaraçu de Minas. A partir daí, são oito km de terra (estrada para qualquer carro). Quando estiver chegando, sugiro perguntar alguém (?) na estrada de terra, pois a cachoeira fica +- 200 metros fora da estrada. 

- Preço: R$ 10,00 por pessoa para passar o dia; Para acampar, paga mais R$ 5,00;
- Final de semana costuma ficar muito cheio (farofa);
- Dia de semana não vai ninguém (muito legal). Às vezes a porteira de entrada fica fechada, mas logo aparece alguém  para atender;
- Não precisa reservar;
- Pode armar barraca;
- Tem uma lanchonete/comida simples;
- Opção: visitar Jabó, uma cidade pequena mas que tem tudo (pousadas, praças, butecos, restaurantes, comércio).

30º LUGAR: 2ª CACHOEIRA DAS "LAGES" ( Informações fornecidas por Maurício Lages ): A Cachoeira das Lajes está situada na divisa dos municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, distante 65 kms de Belo Horizonte.

A partir de BH, seguir até Santa Luzia. Após SL, pegar a estrada de Jaboticatubas, que passa pelo convento de Macaúbas (de Santa Luzia a Jabó são 35 kms de asfalto). 
Cinco km antes de Jabó (no posto de gasolina/condomínio Serra Morena), entrar à direita em direção a Taquaraçu de Minas. A partir daí, são oito km de terra (estrada para qualquer carro). Quando estiver chegando, sugiro perguntar alguém (?) na estrada de terra, pois a cachoeira fica +- 200 metros fora da estrada. 
- Preço: R$ 10,00 por pessoa para passar o dia; Para acampar, paga mais R$ 5,00;
- Final de semana costuma ficar muito cheio (farofa);
- Dia de semana não vai ninguém (muito legal). Às vezes a porteira de entrada fica fechada, mas logo aparece alguém  para atender;
- Não precisa reservar;
- Pode armar barraca;
- Tem uma lanchonete/comida simples;
- Opção: visitar Jabó, uma cidade pequena mas que tem tudo (pousadas, praças, butecos, restaurantes, comércio).

31º LUGAR: CACHOEIRA DO RALA BUNDA ( Informações fornecidas por Maurício Lages ): Vai de Santa Luzia para Serra do Cipó passando por Lagoa Santa e São José do Almeida (um distrito no   caminho entre Lagoa Santa e a Serra do Cipó - quebra-molas na estrada).- Após São José do Almeida +- 17 kms tem placa para São José da Serra ou restaurante da Cristina. Entrar na estrada de terra e andar 10 km. Chegou no lugarejo.- Se errar e passar da entrada de terra, como referência pode controlar pela barreira da polícia que fica uns 10 km após a entrada. É só voltar.

32º LUGAR: CACHOEIRA DO PIOLHO. Mais informações em breve.

33º LUGAR: CACHOEIRA DOS CARRAPATOS - Localizado no centro de Piedade de Paraopeba, que fica 40 km distantes de BH, sentido Rio de Janeiro. Descer na rua em frente à igreja matriz. Cachoeira de aproximadamente 4 metros de altura, em local agradável e de fácíl acesso. A cidade possui 2 boas pousadas e bons restaurantes/botecos.

34º LUGAR: CACHOEIRAS DOS MARQUES - Localizado cerca de 5 km de Piedade de Paraopeba, que fica 40 km de BH, sentido Rio de Janeiro. Para chegar na cachoeira, deve-se pegar a estrada para o povoado de Marques, andar uns 5 km até uma bifurcação. Deixar o carro no asfalto e descer aproximadamente 100 metros até a cachoeira.

35º LUGAR: CACHOEIRA DAS ANDORINHAS. Mais informações em breve.

36º LUGAR: CACHOEIRA DO VIANNAMais informações em breve.

HOUR CONCOUR: P' DE QUITA. Mais informações em breve.